A primeira unidade da disciplina prática pedagógica IV tivemos vários conteúdos trabalhados como: o uso das novas tecnologias na sala de aula, o desafio com o novo cenário educacional, mediação aluno professor, interatividade, ludicidade e formação do educador. Tendo como mediadora nossa querida professora Larissa.
Sabe se que a arte de ser professor é algo muito sério e de muita responsabilidade, o ato de ensinar requer humildade, amor, paciência, postura, criticidade, e conhecimento. Para ajudar nessa difícil tarefa existe ferramenta que auxilia o docente, como: as TIC's na sala de aula.
O uso das novas metodologias, fazem parte deste novo cenário. Podemos perceber a integração das novas tecnologias, mas é preciso saber utilizar de forma adequada, é necessário que haja uma contextualização entre as TIC's e os conteúdos trabalhados em sala de aula, de forma que se tem algum significado. A professor passou vídeos mostrando como trabalhar isso, nesse vídeo, ((https://youtu.be/7GbB9TtzqE0)percebe a aprendizagem, quando o monstro ensina de diferentes formas o menino até ele consegui. Em outro vídeo (https://youtu.be/73w6Dr4iozw) percebe que não adianta as novas tecnologias na sala de aula se os professores continuarem com a mesma metodologia, pois mesmo com a chegada das TIC's a professora continuou com o tradicionalismo. Infelizmente acontece isso em algumas escolas hoje como por exemplo, muitas tem sala de informática, computadores, mas os discentes não utilizam.
É notório que existe uma nova escola, novos alunos, nova sociedade por isso é preciso novas demandas na educação por conta do novo cenário para isso, os professores precisam estar abertos para essas mudanças, para discutirmos esses assuntos estudamos o livro de José Carlos Libâneo "Adeus professor, Adeus professora? novas tecnologias educacionais e profissão docente", o autor expõem suas ideias deixando claro que com esse novo cenário é preciso uma adaptação e que as ovas tecnologias não veio para substituir o lugar do professor, mas sim como uma ferramenta para que o professor de forma reflexiva seja o mediador dos conhecimentos.
A sala de aula precisa ser um ambiente de interatividade, ou seja, a troca de conhecimentos, dos saberes, o professor precisa ter uma postura de mediação para esse conhecimento estudamos o livro de Paulo Freire "professor sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar", o autor enfatiza a tarefa do ensinante que requer comprometimento e gosto pela profissão, ele não quis nesse título desvalorizar a figura de tia, mas sim valorizar a profissão de professor .
O docente necessita levar para sua sala de aula ludicidade para sistematizar esse conhecimento a professora Larissa apresentou um texto de Lucksi "Ludicidade e formação do educador," o autor traz uma reflexão sobre que tipo de professor eu quero ser, pois a sala reflete aquilo que o professor é, por exemplo, se ele é dinâmico seus alunos o serão, se suas aulas forem desanimadas sua sala também será, por isso é necessário que haja ludicidade, ele deixa bem claro a distinção a atividade lúdica e ludicidade, ou seja, quando se fala de lúdicos são fatores externos, na dimensão objetiva, aquilo que se possa observar, já a ludicidade são fatores internos, só o sujeito poderá decidir se foi ou não lúdica, pois é um estado interno.O professor precisa ter cuidado com as atividades exercidas tais como, as brincadeiras, dinâmicas e jogos, pois se elas causarem desconfortos é porque não houve ludicidade, então nem toda brincadeira é lúdica.O professor também precisa de cuidados com o cognitivo, o conhecimento dos conteúdos específicos, relações interpessoais que se dá nos espaços emocionais, ou seja, a forma como estabelecer esses conteúdos. O educador dar conta de levar ludicidade, para dentro da sala de aula, através das mediações, porém não dá para haver essa mediação sem as relações interpessoais e isso só acontece através da afetividade.
Diante de tudo que estudamos é de suma importância todos esses conhecimentos, tanto para o particular do indivíduo como na profissão de docente, todos esses assuntos tem uma relação que irão contribuir pra a aprendizagem dos alunos, para isso é necessário levarmos como bagagem para dentro da sala de aula.
O docente necessita levar para sua sala de aula ludicidade para sistematizar esse conhecimento a professora Larissa apresentou um texto de Lucksi "Ludicidade e formação do educador," o autor traz uma reflexão sobre que tipo de professor eu quero ser, pois a sala reflete aquilo que o professor é, por exemplo, se ele é dinâmico seus alunos o serão, se suas aulas forem desanimadas sua sala também será, por isso é necessário que haja ludicidade, ele deixa bem claro a distinção a atividade lúdica e ludicidade, ou seja, quando se fala de lúdicos são fatores externos, na dimensão objetiva, aquilo que se possa observar, já a ludicidade são fatores internos, só o sujeito poderá decidir se foi ou não lúdica, pois é um estado interno.O professor precisa ter cuidado com as atividades exercidas tais como, as brincadeiras, dinâmicas e jogos, pois se elas causarem desconfortos é porque não houve ludicidade, então nem toda brincadeira é lúdica.O professor também precisa de cuidados com o cognitivo, o conhecimento dos conteúdos específicos, relações interpessoais que se dá nos espaços emocionais, ou seja, a forma como estabelecer esses conteúdos. O educador dar conta de levar ludicidade, para dentro da sala de aula, através das mediações, porém não dá para haver essa mediação sem as relações interpessoais e isso só acontece através da afetividade.
Diante de tudo que estudamos é de suma importância todos esses conhecimentos, tanto para o particular do indivíduo como na profissão de docente, todos esses assuntos tem uma relação que irão contribuir pra a aprendizagem dos alunos, para isso é necessário levarmos como bagagem para dentro da sala de aula.
Você acha que o professor que utiliza o método tradicional sem incluir as tecnologias, está apto para exercer a docência nesse novo cenário educacional ?
ResponderExcluirOi Mari!! Então, realmente para o professor tradicional será um pouco difícil essa adaptação neste novo cenário, porém é necessário que haja uma flexibilidade ele precisa entender que a sociedade mudou, a escola mudou, os alunos mudaram então os professores também precisam dessa mudança, por isso a escola precisa trabalhar com esses professores ajudando, orientando pra que, ele fique apto para este novo cenário!!
ExcluirComo a escola deve trabalhar neste cenário?
ResponderExcluirA escola precisa organizar para este novo cenário, romper paradigmas, inovar, a escola não é somente um ambiente de passar conhecimentos, pois informações temos em todos lugares e elas são acessíveis,o papel dela é sistematizar esses saberes e orientá-los criticamente os alunos. Também é necessário é que haja uma reestruturação curricular.
ResponderExcluirOlá Gemima. Quando os professores tomam consciência do novo cenário educacional e as mudanças da contemporaneidade que automaticamente reflete na escola, o processo de ensino aprendizagem fica bem mais facilitador e as TIC's contribuem para a sistematização dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
ResponderExcluirOlá Gemima. Quando os professores tomam consciência do novo cenário educacional e as mudanças da contemporaneidade que automaticamente reflete na escola, o processo de ensino aprendizagem fica bem mais facilitador e as TIC's contribuem para a sistematização dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
ResponderExcluirOlá Jaine!! Com certeza isso contribuem para uma boa aprendizagem.
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