PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
Componente Prática Pedagógica: são tendências que uma escola segue. Sabe se que educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas é ajudar a pessoa tomar consciência de si mesmo, dos outros e da sociedade. É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher vários caminhos. E é por meio da ação educativa que o educador expressa sua sabedoria por meio da transformação de seu conhecimento em prática.
As práticas Pedagógicas tem como objetivos:
.Criar situações que favorecem seus alunos;
.Compreensão do planejamento como sistematizador das situações de ensino que concretizam as intenções explicitadas no projeto pedagógico/currículo;
. Reconhecimento de necessidade de formalização das decisões do planejamento no plano didático;
. Planejamento de situações de ensino para diferentes contextos, níveis e modalidades.
ESCOLAS CONECTADAS
Tics nas escolas- Estamos em um mundo repletos de inovações tecnológicas, a cada dia novas e variadas formas de informações e comunicações invadem nossa vida e com isso faz parte da linguagem na sociedade.
Sabe se que através do uso das tecnologias as pessoas comunicam -se, aprendem, ensinam, o espírito crítico, a criatividade, a arte e desenvolvem a cidadania. Mas mesmo com todas essas vantagens será as escolas estão conectadas com as inovações presentes?
Infelizmente ainda as escolas tradicionalistas e saudosistas continuam longe dessa realidade de trabalhar com o uso das tics; por isso ao invés da motivação o desânimo, ao invés do aprendizado a evasão escolar e ao invés da interação a violência.
Sabe se que as escolas não podem fechar os olhos pra essa realidade que são os avanços tecnológicos, os tempos mudaram os alunos também, é preciso rever os conceitos, a maneira como estão passando esses conhecimentos pois como fala o educador Paulo Freire: "o aluno não é uma tábua rasa", ou seja, que o professor do irá depositar os conteúdos numa espécie de educação bancária, o que o ele precisa é abrir o caminho para o aluno se tornar um cidadão preparado para a sociedade.
COMO UTILIZAR ESSES RECURSOS ?
Percebe se que, não é fácil utilizar esses recursos, uma vez que as tics nas escolas para aqueles professores mais tradicionais será uma novidade que causará resistência, é necessário que haja uma ruptura desse tradicionalismo para que novas janelas se abram. Também é de suma importância ressaltar que essas tics na sala de aula serão ferramentas e o professor o intermediador que irá mediar para o aluno, irá orientar para que tenha sucesso.
Diante do exposto, vemos que é tempo de uma transformação, é tempo de uma nova escola, é tempo de apresentar novas competências, para a sociedade da informação e conexão é tempo de refletir sobre as mudanças de atitudes e competência entre educação e comunicação, é tempo de explorar as diferentes linguagens.
Oi Gemima. Na sua postagem você articula vários conceitos desenvolvidos em sala. Fiquei curiosa: O que você consegue articular para a sua prática na sala de aula???
ResponderExcluirOi Professora Larissa. vemos que a sala de aula é um espaço de interação, desenvolvimento, afeto e sem dúvida de aprendizagem, mas para que isso ocorra é necessário utilizar boas práticas como: Uso da tecnologia, atividades interativas como dinâmicas, brincadeiras, atividades de leituras e interpretação crítica. Isso usamos em sala para um bom desempenho.
ExcluirExatamente. Mais especificamente as NTICs, como você utilizaria em suas aulas?
ExcluirHum... Usaria de forma contextualizada para ter significado na aprendizagem dos meus alunos, ou seja, se fosse trabalhar com verbos usaria uma música, ou um jogo para fixar esse saber, ou também em relação a outros assuntos indicaria um filme para trazer uma reflexão, uma crítica, juntando assim, a teoria e a prática.
ResponderExcluirParabéns Gemima! Gostei desse que você abordou!
ResponderExcluirObrigada Israel !!!
ExcluirEssas abordagens do uso das TiC's em sala de aula são de suma importância para nós, alunos e futuros professores, pois é, e será nossa complementação para variar nas práticas do dia-dia em sala. E assim, não tornar nossas aulas monótonas, uma vez que, trabalhando com um público jovem e cada vez mais exigentes e cada pessoa com as suas diferenças, é necessária essa preparação e observação á respeito das Tic's, que a propósito nos tem ajudado e ajudará muito.
ResponderExcluirMuito bem Lene , isso mesmo será muito útil para nós!!
ExcluirMuito boa sua reflexão Gemima, você diz que o professor precisa abrir o caminho para o aluno se tornar um cidadão preparado para a sociedade. Como você acha que deve agir esse profissional?
ResponderExcluirBeijo grande.
Oi Rai obrigada!! Esse profissional deve agir como um mediador, ou seja, um facilitador, um motivador da aprendizagem, colaborando de forma que seus alunos cheguem aos seus objetivos.
ResponderExcluir